Alfabeto Móvel e Crachá

Objetivos: Conhecer, identificar e treinar a escrita do primeiro nome.


Público Alvo: Crianças em estágio de alfabetização.


Atividade Individual


Materiais: Lista de chamada, painél de crachás com a escrita do primeiro nome de cada criança e alfabeto móvel.


Desenvolvimento: O professor pode iniciar a rotina do dia com essa atividade. Ao realizar a chamada cada criança seguindo a ordem alfabética da chamada deverá ir até ao painél e identificar o seu crachá e levá-lo até a sua carteira. Quando a chamada tiver sido finalizada todos os alunos devem tentar realizar a escrita do seu primeiro nome fazendo uso do alfabeto móvel e do seu crachá. Lembre-se da importância de acompanhar cada um de seus alunos neste processo de construção de conhecimento.


Avaliação: Os alunos devem ser avaliados durante todo o processo de construção da escrita do seu primeiro nome; Observar seus questionamentos e respostas dadas aos desafos propostos.

Ditado com Alfabeto Móvel

Objetivos: Conhecer, identificar e treinar o nome e o som das letras do alfabeto.


Público Alvo: Crianças em estágio de alfabetização.


Atividade em grupo: (2 a 4 crianças)


Materiais: 1 jogo de alfabeto móvel por grupo. Um saco contendo um jogo de alfabeto móvel para  sorteio das letras que serão ditadas pelo professor.


Desenvolvimento: O professor deverá organizar os seus alunos em grupos. Distribuir um jogo de alfabeto móvel para cada grupo. A cada letra sorteada e ditada pelo professor os grupos deverão tentar encontrá-la em sua mesa. Assim que o primeiro grupo encontrar a letrinha, o mesmo deverá dizer “Achei!” e o nome da letra. Vence o grupo que obtiver o maior número de acertos.


Avaliação: Os alunos devem ser avaliados durante toda a atividade. Observar sua participação no grupo e também quais são as letras que já conseguem reconhecer.